Workshop Fotografia Básica – Gratuito

Postado em Atualizado em

Workshop Gratuito Fotografia Básica

Data: 21/06/2016
Horário: 20:00h

 A câmera digital foi desenvolvida com base nos recursos oferecidos pelas máquinas fotográficas tradicionais. No entanto existem algumas diferenças significativas que precisamos conhecer, não apenas para escolher qual câmera se adapta as nossas necessidades, mas também para usufruir de seus recursos.

A Câmera DSLR

DSLR é a sigla em inglês para Digital Single-Lens Reflex, que em uma tradução livre seria “câmera digital de reflexo por uma lente”. Isso quer dizer que a DSLR é a versão digital para as antigas câmeras de filme SLR, em que a luz passa apenas pela lente antes de chegar no sensor — ou no filme, no caso das câmeras tradicionais.

Isso tudo fica muito complicado em linguagem técnica, mas em tese a única diferença de uma câmera DSLR para uma câmera digital compacta (as câmeras digitais comuns) é o seu funcionamento. Ao invés da imagem ser capturada por um sensor e assim ser reproduzida numa tela de LCD atrás da câmera, a imagem é refletida por um espelho direto para um visor. Na hora de tirar a foto, esse espelho se recolhe e o sensor captura a imagem.

Nikon D2X

Câmera Nikon D2X em corte (o trajeto da luz antes do clic está indicado em vermelho). Logo atrás do espelho está o sensor fotossensível.

Ainda ficou complicado? É só olhar no diagrama acima. A luz entra pela lente e é refletida em um espelho em 45º e depois em um pentaprisma, que nada mais faz que direcionar a luz para o visor, onde se coloca o olho. Ao apertar o disparador, esse espelho gira para cima, e a luz vai direto para o sensor, capturando a foto. Embora esse seja o grande diferencial técnico, na prática, uma DSLR possui muito mais atributos que fazem com que ela seja mais avançada que uma digital compacta. Para começar, a qualidade da imagem é superior, já que o sensor que capta a imagem é maior que o das câmeras comuns. Isso favorece em ambientes com pouca luz, por exemplo.

Além disso, as DSLR oferecem muito mais possibilidades de ajustes que uma câmera comum — atributo somente válido para quem entende um pouco mais de fotografia. As lentes também são de melhor qualidade, e essas câmeras possibilitam o uso de acessórios como flashes externos.

Ainda não sabe se vale a pena comprar uma DSLR ou não? Veja mais algumas vantagens e também as desvantagens.

Vantagens

  • Embora algumas DSLR já possuam live preview, isto é, ver a imagem que vai ser fotografada no visor de LCD que fica atrás da câmera, boa parte dos profissionais prefere ver pelo visor ótico — aquele buraco pequenininho em cima da câmera. Isso porque o visor mostra exatamente as condições de luz e o que a lente captou. Outra vantagem é não ter uma demora de imagem — o que você vê está acontecendo na velocidade da luz e não no tempo de processamento da sua câmera. Isso também causa menos cansaço nos olhos, já que você não vai precisar ficar olhando uma tela que emite luz. Mas não precisa se preocupar: embora algumas não tenham o live preview, todas as DSLR permitem que você veja como ficou a imagem depois, como numa digital comum.
  • No geral, a bateria dura muito mais, já que o visor LCD não fica ligado o tempo todo. Além disso, muitas delas possibilitam o encaixe de um grip que prolonga o tempo da bateria.
  • Um ponto que é definitivo para quem vai tirar fotos de assuntoss em movimento é a velocidade de disparo. A DSLR é muito mais rápida que uma câmera comum. As mais velozes conseguem soltar dez cliques em apenas um segundo. Ótimo para garantir um bom disparo.
  • A DSLR é uma compra para a vida toda, podemos dizer assim. Mesmo que você não vá manter a sua para sempre, elas perdem o valor bem menos rapidamente — ao contrário das digitais compactas. Ou seja, se você a mantiver com cuidado, dá para vender depois e ainda conseguir uma boa grana por ela.

DESVANTAGENS

  • Apesar de já estar bem mais viável, o preço de uma DSLR geralmente é maior de uma câmera compacta. O que mais encarece são as lentes, que chegam a custar mais que uma câmera comum. Antes de comprar analise se vale a pena e se é realmente a câmera que você quer, assim como fazer um orçamento completo: o corpo da câmera, as lentes que você quer, um case e acessórios extras.
  • As DSLR são bem mais pesadas e maiores que as compactas, justamente pelo jogo de espelhos que acontece no interior da câmera. Não é uma câmera que você leva no bolso ou na mochila.
  • Por seu sistema ser muito mecânico, as DSLR podem exigir uma certa manutenção. Fora que a troca de lentes pode permitir a entrada de poeira — o que exige uma pessoa especializada para fazer a limpeza.
  • As DSLR não são fáceis de manusear. Mesmo o modo automático às vezes exige um pouco mais de atenção que uma compacta.
  • Para quem gosta de ser discreto, a DSLR pode ser considerada barulhenta. Como nas câmeras antigas, o disparador é mecânico, fazendo o famoso “clique”.

Eu prefiro uma DSLR simples do que uma Compacta de alta tecnologia para meus trabalhos, já para uso pessoal tenho uma compacta da Canon, uma G9 e uma G10 que são espetaculares.

O mercado é majoritariamente atendido por Nikon e Canon, embora outras marcas também estejam competindo pelo mesmo público como as da Sony. As duas empresas fabricam linhas que disputam uma com a outra em várias faixas de preço.

Conteúdo:

  • Conceitos básicos da Fotografia
    • Exposição
    • Profundidade de Campo
    • Movimento
  • Funcionamento e uso da câmera
  • Partes da Câmera
  • Corpo
  • Visor
  • Objetivas (Lentes)
  • Diafragma (abertura)
  • Obturador (velocidade)
  • ISO
  • Disparador
  • Sensor
  • Fotômetro
  • Menu
  • Tipos de câmeras DSLR
  • Modos de Fotometria
  • Manual
  • Prioridade de Abertura / Diafragma
  • Prioridade de Velocidade / Obturador
  • Programa
  • Automático
  • Ícones

 Inscreva-se:

Workshop Gratuito Fotografia Básica

Horário: – Máximo 15 minutos de tolerância para o início da aula.

Direito Autoral:

De acordo com a Lei de n° 9610/98 de Direito Autoral, não use comercialmente das imagens realizadas em aula, sem a autorização por escrito do(s) modelo(s). Evite imprevistos.

Professor:

 Edeson Professor Edeson SouzaSouza –  Fotógrafo, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, um dos fundadores e presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, membro da Fototech, Participou e participa de Exposições fotográfica, coletivas e indivíduos, estudou entre outras na FCAD CEUNSP, Escola Panamericana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak. Na área da fotografia digital Participou de cursos e workshops com mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Newton Medeiros, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente de Congressos, Conferencias, seminários, feiras, workshops, cursos e encontros sobre fotografia e demais eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNITEM, FUNDEC, SESC, OSE COC, Fundação Casa, Oficina Cultural Grande Otelo, empresas, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de Eventos, Publicidade, Estúdio e Social

Mais informações:
Fones:  15 3227-2099 – 15-3346-2099 e 15- 98114-0891
Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba
Rua Hortencio Piaya Martinez, 110 – Jardim Prestes de Barros – 18021-250 – Sorocaba, SP (clique para mapa)
cursos@grupoimagem.org.br

Nikon D4s

Sony-Aplha-DSLR-Optical-ViewfinderCanon-1200D-vs-Nikon-D3300DSLR_superzoom_bridge_compactasnikon-d7000-vs-canon-60dnikon_d3sCanon EOS-1D C-frontCanon EOS-1D C-rightNikon D4-three_quarters